sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sociedade e Natureza: Parceria no Quilombo Kalunga


Projeto Kalunga Sustentável e ISPN: planejamento e capacitação na comunidade quilombola de Ema/Teresina de Goiás – Sítio Histórico Kalunga


O Projeto Kalunga Sustentável, uma realização da Associação Quilombo Kalunga com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras, tem recebido um importante apoio do parceiro Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) para a condução dos trabalhos na comunidade Ema/Teresina de Goiás, do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, onde o principal objetivo é planejar o negócio da usina de beneficiamento de frutos que o Projeto irá construir naquela comunidade e capacitar os seus futuros trabalhadores.

Nesse contexto, no dia 18 de dezembro de 2011, realizou-se uma oficina para discussão do potencial extrativista de frutos do cerrado na comunidade Ema. Estiveram presentes 20 quilombolas das comunidades de Ema, Limoeiro, Ribeirão e Diadema, todos do município de Teresina de Goiás, e os coordenadores do Projeto Kalunga – Fernando Vasconcelos e Marina Piffero. A oficina foi conduzida pela Engenheira Florestal M.Sc Jessica Livio Pedreira, Consultora do ISPN, que utilizou uma metodologia participativa para os trabalhos. O objetivo principal da oficina foi de fazer um levantamento do potencial extrativista da região com foco no possível potencial produtivo para a usina que o Projeto Kalunga Sustentável construirá em Ema. Na sequência a essa dinâmica, os participantes dividiram-se em 2 grupos e foram a campo nas semanas seguintes para preencher as fichas com os dados das espécies do cerrado priorizadas durante a oficina.


 
Foto 01: Aimará, 2011. Eng. Jessica Livio e participantes do
Projeto Kalunga Sustentável no levantamento do potencial extrativista.
Ema, dezembro 2011.




Foto 02: Joaquim Castro, 2011. Trabalho de campo.
Medição das parcelas para preenchimento das fichas de campo.
Dezembro 2011.



Um mês depois, durante os dias 19 a 22 de janeiro de 2012, a comunidade Ema foi contemplada com a capacitação do “Programa de Assessoria entre Comunidades: Multiplicando Saberes e Sabores”, do ISPN, coordenado pela Enga. Ambiental Maiti Mattoso Fontana, Consultora do ISPN, que levou o Assessor Elias Freitas Mesquita para ensinar técnicas agroextrativistas e agroecológicas aos participantes do Projeto Kalunga Sustentável.


Foto 03: Aimará, 2012. Assessoria e participantes do
Projeto Kalunga Sustentável. Mudas de baru. Ema, Janeiro 2012.




 

Foto 04: Aimará, 2012. Assessor Elias Mesquita e
participantes do Projeto Kalunga Sustentável.
Ensinado a fazer uma ceifadora de baru. Ema, Janeiro 2012.


Foto 05: Aimará, 2012. Assessor Elias Mesquita e
participantes do Projeto Kalunga Sustentável.
Receita de biofertilizante. Ema, Janeiro 2012.



Foto 06: Aimará, 2012. Eng. Jessica Livio e participantes do
Projeto Kalunga Sustentável. Finalização da discussão sobre o
levantamento do potencial extrativista. Ema, Janeiro 2012


O treinamento foi elaborado com base nos resultados da oficina da Eng. Jessica Livio, que, na mesma ocasião da Assessoria do Elias, finalizou o levantamento extrativista iniciado em dezembro passado.



 Foto 07. Aimará, 2012. Engª Jessica Livio e participantes do
Projeto Kalunga Sustentável. Finalização da discussão sobre
o levantamento do potencial extrativista. Ema, janeiro 2012.
 
 
Elias ensinou também algumas práticas de higiene e produção, assim como colaborou na definição dos futuros produtos da usina e na visão geral dos próximos passos a serem seguidos até a sua construção e manutenção. Durante o treinamento, estiveram presentes 23 quilombolas (das comunidades Ema, Limoeiro, Ribeirão e Diadema), a coordenação do Projeto Kalunga e a Consultora Maiti Mattoso Fontana – responsável por essa etapa piloto do Programa de Assessoria entre Comunidades, do ISPN.



Foto 08: Aimará, 2012. Assessor Elias e participantes do
Projeto Kalunga Sustentável.
Boas práticas de higiene e produção. Ema, Janeiro 2012.


Foto 09: Aimará, 2012. Participantes do Projeto Kalunga Sustentável.
Produção de picles. Ema, Janeiro 2012.


Ao final da Assessoria, a consultora Maiti Fontana e o Assessor Elias Mesquita entregaram aos participantes riquíssimas publicações do ISPN, que servirão como referência bibliográfica para o planejamento e execução dos trabalhos da usina de Ema. Os conteúdos dos livros doados tratam sobre normas físicas, sanitárias e ambientais para agroindústrias comunitárias; gestão administrativa e financeira; receitas culinárias; e sobre boas práticas de manejo de vários frutos do cerrado, como o baru, pequi e buriti.




Foto 10: Aimará, 2012. Assessoria e participantes do Projeto Kalunga
Sustentável. Entrega das publicações. Ema, Janeiro 2012.

E assim, em clima de confraternização e muita energia positiva, os Kalungas finalizaram mais uma etapa de capacitação e planejamento para a sua usina de beneficiamento de frutos, apresentando a todos participantes e assessores sua dança tradicional sussa, como forma de bênção e agradecimento por todo aprendizado e amizade construída





Foto 11: Aimará, 2012. Confraternização. .
Kalungas dançam Sussa em agradecimento à Assessoria. Ema, Janeiro 2012



Os significativos trabalhos realizados com o apoio técnico do ISPN estão sendo essenciais para planejar e definir os próximos passos para o negócio de beneficiamento de frutos em Ema. Ainda há muito trabalho pela frente, e espera-se avançar nessa relevante parceria para que essas comunidades desenvolvam capacidades que gerem novas e melhores oportunidades de trabalho no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga.


Foto 12: Aimará, 2012. Participantes do Projeto Kalunga Sustentável.
Mudas nativas de Baru. Ema, Janeiro 2012.





Um abraço a todos,


Marina Piffero – Aimará Gestão Ambiental